Ilha de Cotijuba


Em 1990, através de Lei Municipal, a Ilha de Cotijuba foi transformada em Área de Proteção Ambiental, fato que obriga a manutenção de sua vasta cobertura vegetal e a proibição da circulação de veículos motorizados, exceto os de segurança e saúde.

A ilha possui uma infra-estrutura rústica, com água retirada de poços artesianos e energia elétrica proveniente de geradores à diesel (fornecimento 24 horas por dia).

As comunidades vivem, basicamente, da pesca e da agricultura de subsistência. O turismo acontece timidamente.

As praias banhadas pela Baía do Marajó são apropriadas ao banho. As demais são estreitas, menos acessíveis, com fundos lodosos e intercalados por mangue e várzeas e são utilizadas para pesca de curral.

No manguezal são capturados camarão e peixe.

A Ilha de Cotijuba apresenta-se entrecortada por igarapés e dezesseis lagos.

O transporte de passageiros é realizado por charretes movidas por tração animal e bondinhos movidos por tratores agrários.

A Ilha de Cotijuba possui quinze quilômetros de litoral e suas praias são pouco exploradas. As praias que são banhadas pela Baía do Marajó (ficam de frente para a Ilha de Marajó) são as preferidas para banho.

Praias de Cotijuba:

A mais famosa é a Praia do Vai-quem-quer, por ser a maior e ser pouco freqüentada. O Vai-quem-quer fica a 9 quilômetros do porto da ilha e possui infra-estrutura simples, com pousadas rústicas e bares que servem comida caseira.

A Praia do Farol, ideal para família com crianças, é a que possui a maior estrutura para hospedagem de turistas, com um total de oito pousadas e mais de oitenta suítes (com ventilador, com ventilador e TV, com ar condicionado, TV e frigobar, etc.).

No Farol, há diferentes tipos de bares e restaurantes, com músicas também variadas: saudade, pagode, forró e brega. Nos feriados prolongados, há programação nas pousadas e na praia com música ao vivo, baile de saudade, luau, etc.

Caso o visitante queira mais tranqüilidade, a 15 minutos de caminhada do Farol estão às desertas praias do Amor e da Saudade.

A Praia Funda é formada por uma linda enseada e é pouco freqüentada. Seu nome se deve ao fato de possuir um terreno íngreme, que torna a praia profunda a poucos passos da beira. As outras praias que ficam de frente para a Baía do Marajó são a Praia da Pedra Branca e Flecheira. As outras praias conhecidas da ilha são a do Cravo e do Cemitério.

O clima na ilha de Cotijuba é quente-úmido, com chuvas abundantes e freqüentes no período de janeiro a abril (inverno regional). De julho a novembro é verão na Amazônia, as águas das praias ficam esverdeadas e as chuvas escassas. A temperatura média anual é de 26°C e a umidade relativa é superior a 80%.




Galeria de fotos