Tapioca


Uma iguaria tipicamente brasileira, a tapioca é de origem tupi-guarani, os índios que ocupavam o território brasileiro usavam a tapioca na sua dieta. Eles introduziram a tapioca pela necessidade encontrada de diminuir do tamanho do beiju  e poder ser cozida no fogo. Ela é feita da fécula que é extraída da mandioca, que também é conhecida como goma da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce.

Seu preparo é simples, feita em frigideira ou chapa aquecida, ela vira uma espécie de panqueca ou crepe seco. Pode ser recheada ou não, sendo que seus recheios tradicionais são o côco, a margarina e queijo.

A forma de preparo é simples, faz a coagem da tapioca até obter o efeito de farinha, e adiciona o sal. Feito isso, se utiliza uma frigideira para modelar e esquentar a goma. Em seguida aplicam-se os recheios. Os recheios variam de acordo com a região. Vai desde côco ralado, queijo e manteiga a leite condensado, dentre outros.

No café da manhã é o que não pode faltar, que tal ir numa tapiocaria? Uma das mais famosas da região paraense, a Tapiocaria de Mosqueiro.




Galeria de fotos